27 agosto, 2012

Lentes de contato I – Tipos e indicações (eÓtica)


Buenas como estão? Hoje vou fala sobre um assunto que não é maquiagem espero que gostem e comentem se tiverem duvida ou sugestões, então vamos lá!
Semana passada uma moça da eÓtica entrou em contato comigo para fazer uma parceria com o blog e de boa o laja online vale uma visita e compras são é daquelas lojas cheias de frescura sabe é simples e descomplicado e fácil de encontrar o que você procura.
Não sei se já comentei aqui, mas eu sou míope uso lentes de contato a cerca de 11 anos está sentada? Pois vou contar uma história minha para vocês, eu tinha 14 anos quando comprei minhas primeiras lentes de contato e nossa isso mudou minha vida, não só me senti mais confiante, mas também não precisava mais mandar fazer óculos de sol com grau, des de desse dia abandonei os óculos para sair de casa, algum tempo de, pois comprei um par de lentes verde escuro e comecei a usar para sair eu vejo as lentes coloridas como um acessório (tipo mudar a cor do cabelo).

Ao decorrer desse tempo aprendia muita coisa e gostaria de dividir um pouco com vocês então dei mais uma pesquisada e vai render uma serie sobre lentes de contato. Vamos começar, hoje vou explicar um pouco sobre lentes da criação aos tipos atuais (de onde vem, o que comem, não percam sexta no globo repórter).

- A Origem das Lentes de Contato
A primeira ideia de criar uma lente corretiva na superfície do olho veio de Leonardo da Vince em 1508, ao passar dos anos sugiram ideias similares entretanto apenas em 1887 o fisiologista alemão Adolf (Hitler) Eugen Fick  criou as primeiras lentes de contato.

- Onde elas são colocadas
As lentes ficam sobre a córnea que é a lente ocular mais externa do olho.                                        

- Tipos de correção
Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia (vista cansada), Ceratocone, Afacia pós cirurgia de catarata quando não foi implantada lente intraocular, Pós cirurgias refrativas quando não há indicação ou motivação para outra cirurgia, Pós transplantes de córnea - aqui frequentemente há astigmatismo irregular, Pós traumas corneanos - a cicatriz causa astigmatismo irregular.

- Tipos de Lentes de Contato
Hoje em dia se encontrados dois tipos de lentes as rígidas e as gelatinosas

> Rígidas
Não ideais para correção de astigmatismo, por serem rígidas não deformam, possuem tipos diferentes de acordo com o material que são feitas. Duram em média um ano
As acrílicas são pouco usadas apesar de terem uma qualidade ótima melhor, não possuem um oxigenação boa da córnea. Já as siliconadas variam de oxigenação dependendo do material que são feitas. As Fluo carbonadas são as mais utilizadas por terem maios oxigenação da córnea. A também modelos híbridos que são lentes fluo carbonadas revestidas com matéria hidrofílico que facilitam a adaptação das lentes (conforto das lentes gelatinosas com a qualidade óptica das rígidas).
As lentes rígidas possuem algumas vantagens as lentes gelatinosas, possuem uma qualidade visual melhor no acaso do astigmatismo, seu manuseio é mais fácil e tem uma durabilidade maior.

> Gelatinosas
As lentes gelatinosas possuem um teor maior de água por isso são mais maleáveis. Tem diferentes tempos de durabilidade de acordo com a oxigenação da córnea.

As de uso diário não permitem uma boa oxigenação já às de uso prolongado possuem uma boa oxigenação
As lentes descartáveis permitem uma oxigenação boa porem sua durabilidade é limitada, podem ser de 1 a 60 dias de uso. A vantagem é o menor risco de formação de depósito e contaminação
Lentes gelatinosas podem ser bifocais, para correção de vista cansada, multifocais com melhor adaptação e conforto visual, teóricas que corrigem astigmatismo associada a miopia ou hipermetropia. Ou simplesmente para estética para mudar a cor doe olho (podendo corrigir também miopia ou hipermetropia).
Uma das maiores vantagens das lentes gelatinosas é seu conforto, digo por experiência de 11 anos de uso, permitem a pratica de esportes (não costumam se deslocar)

------------------------

Interessou-te em usar lentes de contato? Procure teu oftalmologista e converse com ele é importante fazer um teste antes para descobrir com teu olho reage as lentes, lembrando também que ele pode te indicar a melhor lente de contato, pois como disse no inicio a lentes ficam sobre a córnea e alteram sua fisiologia podendo provocar alguma doença. Durante o teste com as lentes você pode ter irritação ocular, lacrimejamento, piscar frequente, fotofobia e visão instável. Por isso ínsito em dizer procure um oftalmol. antes de comprar seu primeiro par de lentes e faça um teste depois de ter certeza que você pode usar lentes pesquise preços não é necessário comprar no consultório.
Na eÓtica você pode conferir diversas marcas compre preços diferentes.

Nenhum comentário: